Flávio Cruz, Médico do Esporte, Ortopedista e Traumatologista, especializado em Traumatologia Desportiva e Cirurgia do Joelho, cuida e orienta atletas desde a prevenção ao tratamento de lesões.
Formado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Teresópolis, no Rio de Janeiro. Especializou-se em Ortopedia e Traumatologia pelo programa de Residência Médica da UNIRIO-RJ, onde também fez subespecialização em Cirurgia do Joelho.
Pós-Graduado em Medicina do Esporte pela Universidade Veiga de Almeida, UVA, na cidade do Rio de Janeiro.
Médico Federal do Ministério da Saúde no INTO - Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia.
Mestrando Profissional em videocirurgia na especialista em cirurgia do joelho, (tratamento artroscópico de lesões meniscais, ligamentares e lesões condrais, e também no tratamento de substituição articular com artroplastia do joelho), no Hospital Universitário Gaffre & Guinle, HUGG, no Rio de Janeiro.
Aprovado nos exames de Título de Especialista de ambas as sociedades no Brasil,recebeu os Certificados de Especialista pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e também pelas:
-Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE).
-Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ)
-Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte (SBRATE).
Em seu consultório, promove orientação médica visando a prevenção de lesões e determinando tratamentos conservador e cirúrgico em atletas em fases de treinamento esportivo com foco na recuperação total antes do retorno à prática esportiva.
Há 10 anos acompanhando diretamente atletas de alto rendimento e alta performance, trabalhando em clubes de futebol (por exemplo, Clube de Regatas do Flamengo) e associações esportivas (da categoria profissional até jovens em formação),sendo responsável pelo departamento médico de clubes esportivos, seleções nacionais (Confederação Brasileira de Futebol - CBF ; Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos - CBDA - Natação, Pólo Aquático, Saltos Sincronizados, Nado Sincronizado, Maratonas Aquáticas), e delegações esportivas internacionais em diversas competições e campeonatos mundiais.
- Fellow da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia, SBRATE, com curso Hands On em Cadáver Lab, Centro CLEMI, em Bogotá, na colombia, com foco em Lesões do Atleta no Joelho e Ombro.
- Observer Fellow no Burjeel Hospital, na cidade de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, acompanhando o renomado cirurgião de joelho Dr. Charlie Brown.
Participou do Trabalho Social ' A Copa do Mundo Para Todos ' , como consultor da equipe médica do Campeonato de Futebol de Comunidades, no Rio de Janeiro, apoiado pela CBF, em preparação para a Copa do Mundo de 2014.
Diretor Médico na CAB-MMA ( Comissão Atlética Brasileira de ARTES MARCIAIS MISTAS) no Biênio 2014-2015.
Trabalha na assistência médica dos lutadores nos eventos de MMA em território nacional e no principal evento mundial, o UFC ( Ultimate Fighting Championship).
Ajudou a implementar protocolos de avaliação médica aos lutadores antes dos eventos de lutas.
Foi um dos responsáveis pela formatação da equipe médica atual que conta principalmente com traumatologistas, cirurgião de mão e neurocirurgião.
Em sua carreira, registra-se a atuação como Diretor Médico do Departamento de Medicina do Esporte e Cirurgia do Tianjin Quanjian Football Clube, da cidade de Tianjin,na China, na temporada de 2016, onde criou o departamento em união com as áreas de Fisiologia Desportiva e Fisioterapia do Esporte.
A criação do Departamento de Medicina do Esporte e Cirurgia foi sem dúvida um dos grandes legados deixados pelos profissionais que passaram pelo clube, integrando a medicina ocidental à realidade do esporte chinês, sempre respeitando a cultura da tradicional Medicina Chinesa.
Nas Olimpíadas Rio´2016 atuou também como médico F.O.P. ( Field Of Play ) no Parque Olímpico. Dando suporte médico aos atletas olímpicos de diversas modalidades esportivas.
Possui experiencia internacional em diversos países: Estados Unidos da América, França, Inglaterra, Canadá, Portugal, Espanha, Suécia, Japão, China, Rússia, Qatar, Colombia, Finlandia, Coréia do Sul, África do Sul, Trinidad&Tobago, Angola, Moçambique, Argentina, Emirados Árabes Unidos, entre outros.
Sua próxima experiência internacional será como Fellow no maior centro de Medicina Esportiva e Reabilitação do Mundo, o Aspetar. Hospital ASPETAR, da Academia ASPIRE em Doha no Qatar, acompanhando a equipe de Cirurgia do Esporte.
Se você ou sua agremiação esportiva pretende passar pelo Rio de Janeiro, entre em contato conosco. Nossos colegas e parceiros podem oferecer singular estrutura médico-esportiva para sua equipe:
-Avaliação Médica completa
-Avaliação e Orientação Anti Doping.
-Hospitais , Clínicas
-Exames Laboratoriais
-Exames de Imagem (Raios-X, Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética)
-Fisioterapia Traumato-Ortopédica e Desportiva
-Academias
-Personal Trainner e Preparação Física
-Avaliação Nutricional
-Psicologia Esportiva
-Metabologia